YOGANANDA: A VIDA DE UM MESTRE QUE LEVOU INSPIRAÇÃO E LUZ AO MUNDO

Idea by Ana Claudia on Kriya | Paramahansa yogananda, Yogananda ...

A vida de um mestre que levou inspiração e luz para o mundo.


Reconhecido como um dos maiores emissários da antiga sabedoria indiana no Ocidente, a vida e ensinamentos de Yogananda continuam sendo uma fonte de inspiração e de luz para pessoas de todas as raças, culturas e credos, através de seus textos, mensagens e frases.
Paramahansa Yogananda nasceu no dia 5 de janeiro de 1893 em Gorakhpur (Índia), numa família bengali religiosa e próspera. Desde cedo ficou evidente para os que com ele conviviam que a profundidade de seus conhecimentos e de sua experiência em assuntos espirituais estava muito além do comum.
Seus pais eram discípulos de Lahiri Mahasaya, renomado mestre que contribuiu decisivamente para o reavivamento da Kriya Yoga na Índia moderna. Quando Yogananda era bebê, ainda nos braços da mãe, Lahiri Mahasaya o abençoou e fez a seguinte previsão: “Mãezinha, teu filho será um iogue. Como uma locomotiva espiritual, conduzirá muitas almas ao reino de Deus.”
Certo dia em 1920, enquanto meditava na escola de Ranchi, Yogananda teve uma visão divina lhe mostrando que o momento de começar o trabalho no Ocidente havia chegado. Ele foi imediatamente para Calcutá e no dia seguinte recebeu um convite para representar a Índia no Congresso Internacional de Religiosos Liberais, que ocorreria naquele ano em Boston.
No mesmo ano, Yogananda fundou a Self-Realization Fellowship para difundir pelo mundo os ensinamentos da milenar ciência e filosofia da yoga e a imemorial tradição da prática da meditação provenientes da Índia. O primeiro centro de meditação da SRF foi estabelecido em Boston.
No dia 7 Março de 1952, o grande guru entrou em mahasamadhi (abandono consciente do corpo no momento da morte, realizado de forma voluntária e consciente por um mestre iluminado). Ele acabava de pronunciar um breve discurso num banquete no Hotel Biltmore de Los Angeles em homenagem ao Dr. Binay R. Sen, embaixador da Índia nos Estados Unidos.
Seu falecimento foi marcado por um fato extraordinário. O diretor do cemitério Forest Lawn Memorial-Park lavrou um documento em cartório, no qual declarou: “Vinte dias depois do falecimento não se via nenhuma desintegração física em seu corpo. Este estado de perfeita conservação do corpo, até onde podemos acessar os anais deste cemitério, é um caso inédito. (…) O corpo de Yogananda aparentemente estava em estado de extraordinária imutabilidade.”
Mais tarde Rajarsi Janakananda, discípulo e primeiro sucessor espiritual de Yogananda, conferiu-lhe apropriadamente o título de Premavatar ou “Encarnação do Amor Divino.”

Seleção de frases de Yogananda.


“Eu me desfaço de todo fardo mental; relaxo e deixo que Deus expresse através de mim Seu perfeito amor, paz e sabedoria.” 
“Ore para que a verdade flua incessantemente em sua mente; para que a força flua incessantemente em seu corpo e para que a alegria flua incessantemente em sua alma.”
“A humanidade está empenhada em uma eterna busca daquele ‘algo mais’ que, segundo espera, vai trazer felicidade completa e sem fim. Para as almas que procuraram e encontraram Deus, a busca terminou: Ele é esse “Algo Mais’”.
“Neste mundo sempre haverá tumultos e dificuldades. Por que se preocupar? Dirija-se ao abrigo de Deus, para onde os Mestres têm ido e de onde estão observando e auxiliando o mundo.”
“Você é filho de Deus; como pode ter medo?
Enquanto mantiver sua consciência em Deus, você jamais sentirá medo. Todos os obstáculos serão superados pela coragem e pela fé.”
“Enfrente a tudo e a todos, no campo de batalha da vida, com a coragem de um herói e o sorriso de um conquistador.”
“Sei que o poder de Deus é ilimitado. Fui feito à Sua imagem e também sou dotado de força para superar todos os obstáculos.”
“Quando sua mente estiver calma e cheia de fé após orar a Deus na meditação, você será capaz de vislumbrar várias respostas para seus problemas e, como a mente está tranquila, poderá escolher a melhor solução. Coloque-a em prática e terá êxito. Isto é aplicar a ciência da religião na vida diária.”
“Todos podemos aprender no coração a sermos livre do ódio e do egoísmo. Oremos pela harmonia das nações, para que de mãos dadas marchem pelos portões de uma nova e promissora civilização.”
“Na consciência dos que estão imersos no amor divino não há engano, limitação de casta ou credo, nem fronteiras de qualquer espécie. Quando você sentir esse amor, não verá diferença entre a flor e o animal, entre um ser humano e outro. Comungará com a natureza inteira e amará por igual a toda a humanidade.”
“A felicidade depende, até certo ponto, das condições externas, mas principalmente das nossas atitudes mentais.”
“Se você desistiu da esperança de ser feliz um dia, anime-se. Jamais perca a esperança. Sua alma, reflexo do Espírito eternamente jubiloso, é, em essência, a própria felicidade.”
“Em essência, as circunstâncias não são nem boas nem más; são sempre neutras, parecendo ser depressivas ou animadoras por causa da atitude mental triste ou alegre do indivíduo que as considera.”
“Faça de Deus o Pastor de sua alma. Faça Dele o seu Farol quando atravessar os caminhos sombrios da vida. Ele é a sua Lua na noite da ignorância; o Sol nas horas de vigília. É a sua Estrela Polar nos mares escuros da existência mortal. Busque a orientação Dele. O mundo continuará assim, cheio de altos e baixos. Onde encontrar um senso de direção? Não nos preconceitos criados em nós pelos hábitos e pelas influências ambientais da família, do país ou do mundo, mas na voz orientadora da Verdade interior.”
“Mais além das sombras da vida está a maravilhosa luz de Deus. O universo inteiro é um vasto templo de Sua presença. Quando você meditar, encontrará em qualquer lugar portas que se abrem para levá-lo a Deus. Quando comungar com Ele, nem todas as calamidades do mundo poderão lhe arrebatar a Alegria e a Paz sentidas na comunhão divina.”
Paramahansa Yogananda Biography
Biografia de Paramahansa Yogananda



Breve descrição de sua vida
Ao longo do século transcorrido desde o nascimento de Paramahansa Yogananda, este amado mestre mundial veio a ser reconhecido como um dos maiores emissários da antiga sabedoria indiana no Ocidente. Sua vida e seus ensinamentos continuam sendo uma fonte de inspiração e de luz para pessoas de todas as raças, culturas e credos. 
Primeiros anos e busca espiritual
Paramahansa Yogananda aos seis anos de idadeParamahansa Yogananda cujo nome de família era Mukunda Lal Ghosh, nasceu no dia 5 de janeiro de 1893 em Gorakhpur (Índia), numa família bengali religiosa e próspera. Desde cedo anos ficou evidente para os que com ele conviviam que a profundidade de seus conhecimentos e de sua experiência em assuntos espirituais estava muito além do comum.
Seus pais eram discípulos de Lahiri Mahasaya, renomado mestre que contribuiu decisivamente para o reavivamento da Kriya Yoga na Índia moderna. Quando Yogananda era bebê, ainda nos braços da mãe, Lahiri Mahasaya o abençoou e fez a seguinte previsão: Mãezinha, teu filho será um iogue. Como uma locomotiva espiritual, conduzirá muitas almas ao reino de Deus.

Swami Sri YukteswarNa juventude Mukunda visitou muitos santos e sábios da Índia, esperando encontrar um mestre iluminado que o guiasse na busca espiritual. Em 1910, com 17 anos, encontrou o venerado Swami Sri Yukteswar Giri (à direita). e se tornou seu discípulo. A maior parte dos 10 anos seguintes ele passou no eremitério desse grande mestre de yoga, de quem recebeu disciplina rígida mas amorosa.

Desde o primeiro encontro e em muitas ocasiões posteriores, Sri Yukteswar disse a seu jovem discípulo que ele havia sido escolhido para divulgar a antiga ciência de 
Kriya Yoga 
nos Estados Unidos e no mundo. Paramahansa Yogananda quando jovemEm 1915, após receber o diploma da Universidade de Calcutá, Mukunda fez os votos formais como monge da venerável Ordem Monástica dos Swamis da Índia. Então recebeu o nome de Yogananda (que significa bem-aventurança suprema, ananda, através da união divina, yoga). Assim foi satisfeito seu ardente desejo de consagrar a vida a amar e servir a Deus
Início da missão mundial
Prédio principal do Ashram de Ranchi Yogananda iniciou a obra a que consagrou sua vida com a fundação, em 1917, de uma escola para meninos, cujo programa educacional, baseado em seus princípios sobre a arte de viver, combinava métodos educativos modernos com a disciplina iogue e a formação de ideais espirituais. O marajá de Kasimbazar ofereceu seu palácio de verão, situado em Ranchi (a 320 km de Calcutá), para sediar a escola. Alguns anos depois, quando Mahatma Gandhi visitou a escola, escreveu: “Esta instituição deixou profunda impressão em minha mente.”
Paramahansa Yogananda no navio
Certo dia em 1920, enquanto meditava na escola de Ranchi, Yogananda teve uma visão divina lhe mostrando que o momento de começar o trabalho no Ocidente havia chegado. Ele foi imediatamente para Calcutá e no dia seguinte recebeu um convite para representar a Índia no Congresso Internacional de Religiosos Liberais, que ocorreria naquele ano em Boston. Sri Yukteswar confirmou a oportunidade do momento: “Todas as portas estão abertas. É agora ou nunca.”

Pouco antes de partir, Yogananda recebeu a visita de Mahavatar Babaji, o mestre imortal que trouxe para a era atual a antiga ciência da Kriya Yoga. Babaji lhe disse: “Foi você quem eu escolhi para difundir a mensagem da Kriya Yoga no Ocidente. Há muito tempo, encontrei seu guru Yukteswar num Kumbha Mela e lhe disse então que o enviaria para treinamento. Kriya Yoga, a técnica científica de realização divina, terminará por difundir-se em todas as terras e ajudará a harmonizar as nações por meio da percepção pessoal e transcendente que o ser humano terá do Pai Infinito.”
e outros delegados do Congresso de Religiosos Liberais, em Boston, 1920
O jovem swami chegou a Boston em setembro de 1920. Sua primeira palestra na abertura do Congresso Internacional de Religiosos Liberais teve como tema “A ciência da religião” e foi recebida com muito entusiasmo. No mesmo ano, Yogananda fundou a Self-Realization Fellowship para difundir pelo mundo os ensinamentos da milenar ciência e filosofia da yoga e a imemorial tradição da prática da meditação provenientes da Índia. O primeiro centro de meditação da SRF foi estabelecido em Boston com a ajuda do Dr. M. W. Lewis e sua esposa e da Sra. Alice Hasey (Irmã Yogmata), que se tornaram discípulos de Yogananda e assim permaneceram até o fim da vida.

Paramahansa Yogananda conduzindo Serviço de Páscoa na Sede Central Internacional da SRF, em 1925Nos anos seguintes Yogananda fez conferências e deu aulas na costa leste dos Estados Unidos e em 1924 fez uma série de palestras por todo o país. Quando chegou a Los Angeles no início de 1925, ali estabeleceu, no topo de Mount Washington, a Sede Internacional da Self-Realization Fellowship, que passou a ser o coração espiritual e administrativo de sua obra, a crescer constantemente.
Ler mais sobre a Autobiografia de um Iogue, um dos mais aclamados clássicos da literatura espiritual.
Pioneiro da Yoga no Ocidente

Paramahansa Yogananda no Philharmonic Auditorium, em Los Angeles, 1925
Entre 1924 e 1935 Yogananda viajou extensamente pelos Estados Unidos, fazendo inúmeras conferências para públicos que lotaram os maiores auditórios do país, do Carnegie Hall ao Philharmonic Auditorium de Los Angeles. O Los Angeles Times noticiou no dia 28 de janeiro de 1925: “O Philharmonic Auditorium apresenta o extraordinário espetáculo de milhares de pessoas (...), informadas uma hora antes do início da conferência de que não poderiam entrar, pois a sala de três mil lugares já estava lotada.”
Paramahansa Yogananda e Luther Burbank, em 1924 
Yogananda dava ênfase especial à unidade que há entre as grandes religiões do mundo e ensinava métodos – que todos podiam praticar – para alcançar a experiência pessoal e direta de Deus. Aos estudantes que seguiam seus ensinamentos com seriedade ele revelava as técnicas para despertar a alma, a ciência da Kriya Yoga. Nesta técnica ele iniciou mais de 100.000 pessoas nos 30 anos em que viveu no Ocidente.Paramahansa Yogananda e o presidente do México, Dr. Emilio Portes Gil, em 1929Alguns de seus estudantes foram figuras proeminentes no campo científico, empresarial ou artístico: o horticultor Luther Burbank, a soprano Amelita Galli-Curci, Georg Eastman (o inventor da câmera fotográfica Kodak), o poeta Edwin Markham e o   maestro Leopold Stokowski. Em 1927, Yogananda foi recebido na Casa Branca pelo então presidente Calvin Coolidge, que se interessou por suas atividades ao ler reportagens nos jornais. Em 1929, Yogananda foi ao México e nos dois meses em que permaneceu no país plantou as sementes para o futuro desenvolvimento de sua obra na América Latina. Foi calorosamente recebido pelo então presidente, o Dr. Emilio Portes Gil, que se converteu em admirador dos ensinamentos de Paramahansa Yogananda até o fim da vida.
Em meados da década de 1930, Paramahansaji já tinha encontrado alguns dos primeiros discípulos Paramahansa Yogananda e Rajarsi Janakananda (James J. Lynn), em 1933
que o ajudariam a construir a obra da Self-Realization Fellowship e levar adiante a missão da Kriya Yoga quando ele partisse. Dentre esses discípulos havia duas pessoas que ele designou como seus sucessores espirituais e presidentes da SRF: Rajarsi Janakananda (James J. Lynn), que conheceu o Guru em Kansas City em 1932, e Sri Daya Mata, que havia assistido às aulas por ele dadas em Salt Lake City no ano anterior.
Outros discípulos que participaram de seus programas de palestras nas décadas de 1920 e 1930 e que decidiram dedicar a vida à obra da SRF foram: o Dr. M.W. Lewis e esposa, que o conheceram em Boston em 1920; Gyanamata (Seattle, 1924); Tara Mata (São Francisco, 1924); Durga Mata (Detroit, 1929); Ananda Mata (Salt Lake City, 1931); Sraddha Mata (Tacoma, 1933) e Sailasuta Mata (Santa Bárbara, 1933).
Paramahansa Yogananda e Sri Daya Mata, em 1932
Assim, por muitos anos após o falecimento de Yogananda e até o dia de hoje a Self-Realization Fellowship vem sendo guiada por discípulos espiritualmente treinados pelo próprio Paramahansa Yogananda.
Nos primeiros anos de seu ministério, as palestras do Guru eram registradas apenas esporadicamente. Mas quando Sri Daya Mata (mais tarde presidente da SRF) entrou para o ashram em 1931, ela assumiu a tarefa sagrada de registrar fielmente as centenas de conferências, aulas e palestras informais de Yogananda para que sua sabedoria e inspiração pudessem ser preservadas em toda a força e pureza original e publicadas pela Self-Realization Fellowship para as futuras gerações.


Pintura de Paramahansa Yogananda na Índia
Regresso à Índia

Sri Yukteswar e Paramahansa Yogananda, em 1935Em 1935, Yogananda voltou à Índia para uma última visita ao seu grande guru (à direita). (Sri Yukteswar faleceu em 9 de março de 1936). Viajando de navio e automóvel pela Europa, Palestina e Egito, ele chegou a Bombaim no verão de 1935.
Durante o ano passado em seu país natal, ele deu aulas e iniciações em Kriya Yoga em várias cidades do subcontinente. Além disso, teve a satisfação de se encontrar com Mahatma Gandhi, que pediu para ser iniciado em Kriya Yoga; também se encontrou com Sir C.V. Raman, prêmio Nobel em Física, e com algumas das figuras espirituais mais famosas da Índia, como Ramana Maharshi e Anandamoyi Ma.
Nessa época Sri Yukteswar lhe concedeu o título espiritual mais elevado da Índia: paramahansa; literalmente, “cisne supremo” (símbolo de discernimento espiritual). O título significa que seu portador alcançou o nível mais elevado de união com Deus.
Paramahansa Yogananda e Mahatma Gandhi, em 1935Yogananda também estabeleceu firmemente as bases da sua obra naquele país, a Yogoda Satsanga Society of India, durante sua estada na Índia. A partir da sede às margens do rio Ganges em Dakshineswar (abaixo à esquerda) perto de Calcutá e a partir do ashram original de Ranchi, a sociedade continua se desenvolvendo até o dia de hoje – com escolas, ashrams, centros de meditação e obras de caridade em toda a Índia.Sede central da Yogoda Satsanga Society, em Dakshineswar, Índia

No final de 1936 Yogananda voltou aos Estados Unidos, onde permaneceu até o fim da vida.




Um alicerce espiritual
A criação das Lições da Self-Realization Fellowship, Templos e Retiros
Paramahansa Yogananda em seu estúdio, no Eremitério de Encinitas
Na década de 1930 Paramahansa Yogananda começou a reduzir o número de palestras públicas que fazia pelo país, para se dedicar a escrever as obras que transmitiriam sua mensagem para as gerações futuras e a estabelecer a obra espiritual e humanitária da Self-Realization Fellowship/Yogoda Satsanga Society of India sobre bases sólidas.
Sob sua direção, as orientações e instruções que ele dava pessoalmente aos estudantes foram recompiladas nas Lições da Self-Realization Fellowship, uma abrangente série de lições para estudo em casa..
Paramahansa Yogananda contemplando o oceano no Eremitério de Encinitas
Durante a estada do Guru na Índia, seu amado discípulo Rajarsi Janakananda construiu para ele um lindo eremitério com vista para o oceano Pacífico em Encinitas (Califórnia). Ali o Guru passou muitos anos trabalhando em sua autobiografia e outros escritos e começou o programa de retiros da SRF que continua até hoje.

Ele também abriu vários templos da Self-Realization Fellowship (Encinitas, Hollywood, San Diego), onde falava regularmente sobre grande variedade de temas espirituais para um dedicado público de membros e amigos da SRF. Muitas palestras foram taquigrafadas por Sri Daya Mata e publicadas pela SRF em três volumes de Palestras e ensaios de Paramahansa Yogananda e na revista Self-Realization.
Autobiografia de um Iogue
O relato da vida de Yogananda, Autobiografia de um Iogue, foi publicado em 1946 (e por ele consideravelmente ampliado em edições posteriores). O livro, que é um best-seller permanentetem sido editado initerruptamente desde a primeira edição e já foi traduzido em inúmeros idiomas. A obra é mundialmente considerada um clássico da moderna literatura espiritual.
Consagração do Santuário do Lago da Self-Realization Fellowship
Em 1950 Paramahansaji realizou a primeira Convocação mundial da Self-Realization Fellowship na sede internacional, em Los Angeles. O acontecimento durou uma semana e atualmente atrai milhares de pessoas do mundo inteiro, todos os anos. Ele também inaugurou o lindo “Santuário do Lago” da SRF em Pacific Palisades, em cujos jardins de meditação – cerca de quatro hectares às margens do lago – está parte das cinzas de Mahatma Gandhi. O santuário passou a ser um dos pontos de referência espiritual mais importantes da Califórnia.
Últimos anos e mahasamadhi

O “Último Sorriso” de Paramahansa Yogananda, foto tirada cerca de uma hora antes do seu falecimento
Paramahansa Yogananda passou em retiro a maior parte dos últimos anos de sua vida, trabalhando intensamente para completar seus escritos – entre os quais se encontravam os volumosos comentários do Bhagavad Gita e dos ensinamentos de Jesus Cristo nos quatro evangelhos. Também revisou obras anteriores, como Whispers from Eternity (“Sussurros da Eternidade”e as Lições da Self-Realization Fellowship. Ele trabalhou muito com Sri Daya Mata, Mrinalini Mata e outros discípulos mais próximos, transmitindo orientações espirituais e administrativas que os habilitariam a continuar a obra no mundo todo quando partisse.
Ele disse:
“Meu corpo passará, mas minha obra continuará e meu espírito continuará vivo. Mesmo quando eu não estiver mais aqui, trabalharei junto com vocês para libertar o mundo pela mensagem de Deus“Os que vierem até a Self-Realization Fellowship sinceramente buscando ajuda espiritual vão recebê-la de Deus. Venham agora, enquanto ainda estou neste corpo, ou depois, quando eu já o tiver abandonado, o poder de Deus fluirá igualmente até os devotos através da linha de sucessão de Gurus da SRF e será a causa de sua salvação. (...) O imortal Babaji prometeu velar pelo progresso de todos os devotos sinceros da SRF. Lahiri Mahasaya e Sri Yukteswarji, que já abandonaram a forma física e eu mesmo, depois de abandonar meu corpo, protegeremos e guiaremos eternamente os membros sinceros da SRF-YSS.”
A última foto de Paramahansa Yogananda
No dia 7 de março de 1952 o grande guru entrou em mahasamadhi (abandono consciente do corpo no momento da morte, realizado de forma voluntária e consciente por um mestre iluminado). Ele acabava de pronunciar um breve discurso num banquete no Hotel Biltmore de Los Angeles em homenagem ao Dr. Binay R. Sen, embaixador da Índia nos Estados Unidos.
Seu falecimento foi marcado por um fato extraordinário. O diretor do cemitério Forest Lawn Memorial-Park lavrou um documento em cartório, no qual declarou: “Vinte dias depois do falecimento não se via nenhuma desintegração física em seu corpo. Este estado de perfeita conservação do corpo, até onde podemos acessar os anais deste cemitério, é um caso inédito. (...) O corpo de Yogananda aparentemente estava em estado de extraordinária imutabilidade.” Anos antes o guru de Paramahansa Yogananda, Swami Sri Yukteswar, referia-se a ele como uma encarnação do amor divino. Mais tarde Rajarsi Janakananda, discípulo e primeiro sucessor espiritual de Yogananda, conferiu-lhe apropriadamente o título de Premavatar ou “Encarnação do Amor Divino.”
Selo postal em homenagem a Paramahansa Yogananda, emitido pelo governo da ÍndiaPor ocasião do 25YOGANANDAº aniversário do mahasamadhi de Paramahansa Yogananda, suas extensas contribuições para a elevação da humanidade receberam reconhecimento formal por parte do governo indiano, que em sua homenagem lançou um selo postal comemorativo. Junto com o selo foi lançado um folheto, onde se lê, como parte do texto:
Image alt tag copy: Selo postal em homenagem a Paramahansa Yogananda, emitido pelo governo da Índia
 ““Os ideais do amor por Deus e de serviço à humanidade manifestaram-se plenamente na vida de Paramahansa Yogananda. (...) Embora tenha passado fora da Índia a maior parte de sua vida, seu lugar é entre os nossos grandes santos. Sua obra continua a crescer e a luzir cada vez mais, sempre com maior brilho, levando pessoas de todos os recantos para o caminho da peregrinação em busca do Espírito.”



Ler mais sobre a Autobiografia de um Iogue, um dos mais aclamados clássicos da literatura espiritual.


Comentários